Tecnologia de gestão de filas de espera: quais os setores que mais beneficiam desta solução?
Na sua empresa, o tempo é um recurso valioso? Então, sabe que a gestão eficiente dos tempos de espera é fundamental para otimizar operações e melhorar a produtividade, eliminando contratempos e aumentando a eficiência dos processos internos. Investir em tecnologia de gestão de filas pode mesmo ser a solução que procura para elevar o atendimento ao público e a produtividade da sua empresa.
Tem dúvidas se este tipo de tecnologia poderá ser benéfico para a sua área de negócio? Na verdade, a tecnologia de gestão de filas traz vantagens para diversos sectores de atividade, já que proporciona um serviço mais organizado e rápido, quer para as empresas, quer para os clientes.
Neste artigo, vai ficar a conhecer as maiores vantagens da tecnologia de gestão de filas, bem como alguns exemplos de áreas de atividade onde este tipo de solução faz toda a diferença.
Quais as maiores vantagens da tecnologia de gestão de filas?
Uma gestão eficaz das filas de espera é uma estratégia fundamental para transformar a forma como a sua empresa trabalha, aumentando os níveis de produtividade interna e melhorando o serviço prestado ao cliente.
Estas são algumas das principais vantagens da implementação de tecnologia de gestão de filas:
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Redução do tempo de espera dos clientes: em qualquer tipo de serviço, o tempo de espera é um dos fatores de maior insatisfação dos clientes. Ao tornar esta experiência mais agradável, o cliente aumenta a sua satisfação com o serviço prestado, o que se traduz numa maior probabilidade de fidelização;
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Otimização do atendimento e maior disponibilidade de recursos para outros serviços: muitas vezes, o atendimento ao cliente envolve uma série de tarefas simples e repetitivas, que podem ser realizadas, por exemplo, pelos quiosques interativos. Uma forma de libertar os recursos humanos para desempenharem outras funções que podem agregar mais valor à instituição;
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Agilização no tratamento de dados: Além de reduzir o tempo de espera, a digitalização do processo de atendimento acelera o tratamento dos dados dos clientes. A documentação física deixa de ser necessária, já que as soluções digitais permitem transferir a informação para os sistemas internos;
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Processos de reembolso mais rápidos e eficientes: para as empresas que oferecem este serviço, a digitalização deste tipo de processos permite agilizar o envio dos documentos necessários, tornando o processamento de informação mais rápido;
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Redução do número de reclamações: se os clientes sentem que a empresa se preocupa em minimizar o tempo de espera e em melhorar a sua experiência, o serviço prestado vai ser mais valorizado. O resultado são índices de reclamação mais baixos e uma maior satisfação dos clientes;
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Desmaterialização e eficiência operacional: a tecnologia de gestão de filas — em empresas que lidam com grandes volumes de documentos em papel — elimina a necessidade de espaço físico para armazenamento e reduz de forma significativa o risco de perdas de documentos e informação.
Veja agora como alguns setores podem beneficiar da tecnologia de gestão de filas.
Gestão de filas no retalho: como reduzir o tempo de espera nas lojas
No setor do retalho, a tecnologia de gestão de filas é, cada vez mais, uma ferramenta crucial. Está provado que esperas prolongadas geram frustração, sendo esta uma razão suficiente para que os clientes desistam da compra ou recorram a uma empresa concorrente, com melhor experiência de atendimento.
As soluções tecnológicas representam uma estratégia indispensável para as empresas de venda a retalho, pois permitem melhorar o atendimento e reduzir os tempos de espera.
Se procura tecnologia de gestão de filas, os Quiosques Interativos são uma das opções mais viáveis para tornar a experiência de compra mais rápida, ágil e confortável.
Os Quiosques Interativos permitem realizar ações como:
- Consulta de produtos em stock
- Realizar questionários de satisfação;
- Consulta de preços;
- Check-in para atendimento;
- Obter senhas de atendimento;
- Compras;
- Pagamentos.
Além destas ações, que por si só já permitem otimizar o atendimento, a tecnologia de gestão de filas permite ainda acompanhar em tempo real o fluxo de atendimento. Isto é importante sobretudo em picos de maior procura, para que os recursos sejam distribuídos e ajustados conforme as necessidades do momento.
Esta tecnologia traduz-se em menos frustração e menos tempo de espera para os clientes e maior organização e produtividade para as empresas.
Tecnologia de gestão de filas em hospitais e clínicas: agilidade no atendimento
O atendimento na área da saúde pode ser um verdadeiro desafio e a gestão de filas de espera é essencial para garantir agilidade e eficiência nos serviços prestados.
Implementar tecnologia de gestão de filas em hospitais e clínicas é a melhor forma de organizar o atendimento nas suas diferentes etapas.
Alguns dos processos que podem ser automatizados pela tecnologia são:
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Check-in/admissão: o que torna desnecessária a existência de uma fila física para este efeito, permitindo ao paciente aguardar de forma mais confortável pelo seu atendimento;
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Notificações em tempo real: onde o paciente é informado, por exemplo, de quantas pessoas tem à sua frente e uma estimativa de quanto tempo demorará a ser atendido;
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Pagamentos: o paciente pode efetuar o pagamento das suas consultas e exames num dispositivo interativo, em vez de se sujeitar a uma fila de espera;
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Recolha de dados: saber o número de pacientes em espera, por exemplo, permite alocar os recursos de forma mais eficiente.
O bem-estar dos pacientes deve ser sempre uma prioridade e, além de reduzir os tempos de espera em filas, a tecnologia garante a este tipo de instituições um atendimento de excelência.
Gestão de filas de espera em bancos e instituições financeiras
Projeto desenvolvido pela Wingsys para o Banco Santander Totta.
Gerir os tempos de espera neste tipo de instituições significa, além de uma maior satisfação do cliente, mais eficiência a nível interno.
Implementar um sistema de senhas na entrada da instituição permite que o cliente escolha a opção de atendimento que pretende. Uma forma de evitar longas filas e que permite aos clientes acompanharem a sua posição através de um ecrã fixo no espaço.
Além disso, é também possível o cliente registar-se numa fila virtual — através de um dispositivo móvel — sem ter de estar presente na instituição. Receberá uma notificação assim que o seu horário de atendimento estiver próximo.
Escolher a melhor tecnologia de gestão de filas para a sua instituição é a melhor forma de oferecer aos clientes um ambiente mais confortável e eficiente, otimizar o funcionamento do serviço e reforçar a imagem da própria instituição, na medida em que demonstra respeito pelo tempo dos clientes.
Gestão de filas em restaurantes: mais agilidade no atendimento
Saiba mais sobre este projeto aqui.
Os horários de maior movimento nos restaurantes podem tornar-se um pouco caóticos. A boa notícia é que existe uma solução que pode mesmo transformar a forma como os estabelecimentos trabalham. Sabia que é possível criar filas virtuais com a tecnologia de gestão de filas?
Mas, além desta enorme vantagem, a implementação de soluções digitais nos restaurantes e bares permite:
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Que os clientes façam check-in, recebam uma senha e aguardem de forma confortável pela sua vez, sem a necessidade de estarem na fila e, até mesmo, dentro do espaço, evitando aglomerações;
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Notificar os clientes assim que as suas mesas estejam disponíveis;
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Otimizar a organização do estabelecimento e melhorar a eficiência dos colaboradores;
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Uma rotatividade mais eficaz das mesas, evitando mesas vazias;
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Recolher dados sobre os horários de maior procura e o tempo médio de cada ocupação.
Além da redução do tempo de espera, a tecnologia de gestão de filas torna a experiência do cliente mais personalizada e conveniente, sendo um grande passo para a sua fidelização.
O impacto da gestão de filas em eventos e conferências
Os eventos, por norma, concentram um grande número de pessoas em simultâneo. E, aqui, o tempo de espera pode tornar-se muito frustrante e, até mesmo, condicionar o sucesso do evento.
Nestes casos, a tecnologia de gestão de filas torna-se mesmo indispensável, pois permite o controlo e a otimização do fluxo de pessoas nos diferentes momentos.
Algumas das maiores vantagens desta tecnologia são:
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Filas virtuais: registo e entrada no evento sem a necessidade de formar uma fila física. Através de um QR Code, é possível fazer o check-in num smartphone de forma rápida e simples;
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Notificações em tempo real: os participantes são avisados da abertura de novas atividades ou eventuais alterações, por exemplo. Assim, é possível evitar a formação de filas para pedido de informações;
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Recolha de dados sobre o fluxo de participantes: de forma a adaptar e ajustar os recursos de forma mais eficiente.
A gestão eficaz das filas de espera nos eventos contribui para um ambiente mais profissional e organizado, permitindo aos participantes usufruírem de cada momento, sem terem de se preocupar com tempos de espera.
Já implementou tecnologia de gestão de filas no seu negócio?
A tecnologia de gestão de filas representa uma grande oportunidade para melhorar a experiência que oferece aos seus clientes, para otimizar processos e para melhorar a imagem do seu negócio.
Seja qual for o setor de atividade, a gestão de filas contribui para reduzir os tempos de espera, mas também para aumentar a satisfação dos clientes e fidelizá-los. Além de tudo isso, pode ainda conseguir ganhos consideráveis na eficiência e na produtividade da sua equipa.
Quer transformar a experiência dos seus clientes, simplificar e otimizar as operações do seu negócio? Fale connosco e encontre a tecnologia de gestão de filas mais adequada para a sua empresa.