Gestão de filas: empresas mais organizadas e produtivas e clientes mais satisfeitos
A desorganização e os elevados tempos de espera geram frustração nos clientes, diminuem a eficiência no atendimento e, quase sempre, deixam o cliente com uma má impressão da empresa e do serviço que presta. Com a tecnologia dos quiosques digitais na gestão de filas, a experiência do cliente torna-se mais positiva e as empresas ganham em organização.
Neste artigo, vai ficar a saber como a tecnologia de gestão de filas pode otimizar o atendimento ao cliente e garantir uma melhor organização para a sua empresa.
O que é a tecnologia de gestão de filas?
Sistema de gestão de filas da Wingsys desenvolvido de forma personalizada para uma farmácia
A tecnologia de gestão de filas diz respeito ao conjunto de equipamentos digitais e softwares que permitem organizar, monitorizar e agilizar o fluxo de pessoas em locais de atendimento ao público, minimizando o tempo de espera.
O grande objetivo deste tipo de tecnologia é otimizar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, otimizar a organização das empresas, contribuindo para uma melhor produtividade.
Uma das soluções digitais mais eficazes na gestão de filas são os Quiosques Interativos. Nestes equipamentos, dependendo do tipo de serviço, os clientes podem realizar várias ações, como check-in, escolher o tipo de atendimento que necessitam e receber uma senha, escolher produtos ou serviços e efetuar o respetivo pagamento, além de comprar bilhetes, por exemplo.
Os Quiosques Interativos são uma solução prática, intuitiva e eficaz para otimizar o atendimento e oferecer aos clientes uma experiência mais autónoma e agradável. Com a grande vantagem de serem adaptáveis a diferentes sectores de atividade e necessidades das empresas.
Quais os benefícios da tecnologia de gestão de filas para as empresas?
A tecnologia de gestão de filas de espera e de atendimento é uma solução estratégica para as empresas que procuram otimizar as suas operações, bem como oferecer aos seus clientes um atendimento de excelência.
A seguir, apresentamos algumas das vantagens desta tecnologia para as empresas.
1. Aumento da eficiência operacional e otimização do tempo
A implementação de soluções para gestão de filas de espera permite às empresas organizar e controlar o fluxo de atendimento, o que resulta na diminuição dos tempos de espera.
2. Redução de custos com o atendimento e aumento da produtividade
A automatização de determinadas tarefas através da tecnologia dá às empresas a possibilidade de alocar os seus recursos humanos a tarefas mais complexas que exijam intervenção humana.
3. Melhoria na satisfação e maior fidelização dos clientes
O tempo de espera em filas é um dos fatores que mais impacto tem na satisfação dos clientes. Através da tecnologia de gestão de filas, o cliente consegue ter uma visão mais clara do tempo que terá de esperar até ser atendido. Assim, pode usufruir de um ambiente mais organizado e de uma espera mais confortável, o que melhora a sua perceção sobre o atendimento.
4. Recolha e análise de dados sobre o atendimento
A utilização de um sistema de gestão de filas e de atendimento facilita a recolha de informações importantes, que podem ser tratadas com maior celeridade e segurança. A recolha facilitada dos dados permite às empresas ajustarem os seus processos e os seus recursos para oferecer um atendimento cada vez melhor.
5. Flexibilidade e adaptação a picos de procura
A tecnologia de gestão de filas traz às empresas a flexibilidade necessária para se adaptarem a possíveis variações de fluxos de tráfego de pessoas e picos de procura, já que permite ajustar os recursos e assegurar a agilidade no atendimento.
6. Redução da frustração nos clientes
Ninguém gosta de esperar em filas. A experiência frustrante e cansativa pode mesmo afastar os clientes e até prejudicar o desempenho da empresa.
Por isso, reduzir os tempos de espera e a frustração que daí advém é fundamental para manter os clientes satisfeitos e garantir que a sua experiência é positiva.
A gestão das filas de espera proporciona às empresas uma imagem de organização, de respeito e cuidado com o cliente. O resultado? Clientes mais satisfeitos e uma maior fidelização.
Está na hora de dar o próximo passo na gestão de filas da sua empresa
Quer encontrar a solução ideal para gerir os tempos de espera no seu negócio? Na Wingsys, estamos sempre disponíveis para prestar todo o aconselhamento que necessita para encontrar a melhor solução para os objetivos e necessidades da sua empresa.
Se quer implementar tecnologia de gestão de filas, peça o seu orçamento de uma forma simples e gratuita.
Se gostava de obter mais informações sobre a gestão de filas de espera e de atendimento, fale connosco.