Soluções para gestão de atendimento ao cliente na Saúde
A gestão de atendimento ao cliente é algo cada vez mais valorizado em qualquer setor, mas assume maior destaque numa área tão importante como a da Saúde. Aplicar soluções interativas para melhorar o atendimento dos utentes é uma boa aposta.
Seja qual for o motivo que leva alguém a recorrer a uma unidade de Saúde, esse momento pode ser gerador de alguma ansiedade. Agilizar processos, nessas situações, é sempre desejável.
Em Portugal, as principais queixas no âmbito do atendimento em saúde estão relacionadas com a comunicação e com problemas na marcação de consultas e exames. A aplicação da tecnologia interativa em clínicas, hospitais e todo o tipo de unidades de Saúde é uma forma de evitar falhas e reduzir os tempos de espera.
Fique a conhecer, neste artigo, algumas soluções interativas de gestão de atendimento ao cliente na área da Saúde. Descubra quais as suas funcionalidades mais comuns e de que forma permitem tornar estes processos mais rápidos, proporcionando uma melhor experiência ao utilizador.
5 Principais funções das Soluções Interativas de Gestão de Atendimento ao Cliente na Saúde
Sempre que um utente (ou alguém que pretenda apenas acompanhar ou visitar um doente) se dirige a uma Instituição de Saúde precisa de lidar com certos procedimentos básicos. É nesta primeira fase de orientação e triagem que os dispositivos digitais de gestão de atendimento ao cliente podem ser de enorme utilidade.
Este tipo de equipamento pode servir para 5 funções principais:
Prestar informações úteis
Numa sala de espera de uma clínica, hospital ou centro de saúde, por exemplo, é possível usar um ecrã com software digital signage para informar sobre horários de atendimento, especialidades médicas disponíveis ou campanhas de vacinação em vigor.
Pode também ser transmitida informação de caráter publicitário ou promocional nestes monitores.
Identificar o utente
O atendimento digital permite simplificar a identificação dos utentes através de quiosques interativos com um mecanismo de leitura de cartões ou impressão digital, por exemplo.
Este tipo de equipamento facilita essa etapa, porque identifica o utilizador de modo automático e autónomo. Isto ajuda a libertar o pessoal administrativo para funções mais importantes e reduzir os tempos de espera.
Orientar utentes e visitantes
Em hospitais ou clínicas de grande dimensão, um mapa interativo na entrada pode ajudar os utentes a encontrar os serviços que procuram. Depois de identificado o local onde se devem dirigir nestes equipamentos é possível visualizar o melhor trajeto para lá chegar.
Os MUPIs interativos são excelentes auxiliares para esta função por serem muito simples de usar.
Gerir filas de espera
Os equipamentos para emissão de senhas são já muito comuns em todo o tipo de serviços. Também na área da Saúde, a gestão de atendimento ao cliente pode ser mais fácil implementando um MUPI ou um quiosque digital para este efeito.
O utilizador seleciona o tipo de atendimento pretendido e pode consultar informações adicionais quanto ao tempo de espera, evitando ter de aguardar por um funcionário.
Agilizar pagamentos
Para tornar o pagamento de serviços mais seguro e eficiente nos serviços de Saúde, existem diversas soluções interativas disponíveis. Um quiosque interativo, equipado com um terminal de pagamento com cartão bancário, com marcação de pin, é uma boa opção para este fim.
Simplifique a Gestão de Atendimento ao Cliente na área da Saúde com Quiosques Digitais Wingsys
Na Wingsys, desenvolvemos diferentes tipos de quiosques digitais para que se possam adaptar a diferentes funcionalidades. Cada um deles pode ser personalizado de acordo com as suas necessidades específicas.
Equipamentos para medição da temperatura
Em vez do antigo termómetro, que obrigava a uma interação humana (quase sempre um pouco mais demorada) existem hoje dispositivos automáticos para o fazer em modo contactless.
O Quiosque Hygistation é um equipamento para medição da temperatura corporal que funciona de forma muito eficaz, podendo ainda ser complementado com outras funções, como ponto de higienização, identificação de máscara protetora e acessos por reconhecimento facial.
Sistemas de gestão de atendimento
Uma triagem inicial que possibilite a orientação do utente entre os diversos serviços ou tipos de atendimento disponíveis faz toda a diferença na gestão de filas de espera.
Basta ao utilizador clicar no ecrã do sistema de gestão de atendimento, identificar a opção que pretende, recolher a senha emitida (pode ser digital) e aguardar pela sua vez.
Quiosques digitais para pagamento
Com recurso a dispositivos próprios para esta função, é possível simplificar e facilitar os pagamentos também na fase de check-out. Os quiosques para pagamento eliminam falhas relacionadas com trocos e proporcionam um maior nível de segurança ao utilizador.
Para além de garantir a segurança do utente, o atendimento na Saúde deve também contribuir para lhe proporcionar uma experiência mais eficiente e livre de transtornos. Com a implementação de soluções tecnológicas é possível agilizar a gestão de atendimento ao cliente neste setor.
Descubra as soluções Wingsys desenvolvidas para a área da Saúde e proporcione um melhor atendimento e acompanhamento aos seus utentes.
Quero otimizar a gestão de atendimento ao cliente na Saúde